Laudo de Sistema Hidráulico Preventivo

 Confecção de Laudos Técnicos com qualidade e excelência.

Atendimento:

+55  (47) 9.9929-9050

whatsapp.png

CURITIBA/PR E REGIÃO

•SOBRE

    O Laudo Técnico do SHP - Sistema Hidráulico Preventivo (Hidrantes e Mangotinhos) é um documento o qual relata os dados técnicos do sistema. Neste laudo podem constar dados de Inspeções Visuais, Ensaios de Estanqueidade, Testes de Pressurização da Rede, Ensaio de Funcionamento, Vistorias Periódicas, Manutenções realizadas, Garantia dos serviços realizados entre muitas outras informações. Em anexo ao Laudo deve ser apresentado o TRT - Termo de Responsabilidade Técnica (antiga ART) do Técnico responsável.

•INSPEÇÃO VISUAL

     Nesta inspeção, os questionamentos a seguir devem ser respondidos:

a) o posicionamento dos pontos de hidrantes e/ou mangotinhos corresponde às indicações das plantas?

b) a reserva de incêndio está armazenada convenientemente e no volume adequado?

c) os pontos de hidrantes e/ou mangotinhos estão montados com todos os materiais e acessórios previstos, e totalmente desobstruídos?

d) os pontos de hidrantes e/ou mangotinhos mais favoráveis e mais desfavoráveis hidraulicamente correspondem àqueles indicados no projeto? e) caso a edificação tenha dois ou mais sistemas, estes podem ser prontamente identificados quanto às suas características de funcionamento e finalidades?

•ENSAIO DE ESTANQUEIDADE 

     O sistema deve ser ensaiado sob pressão hidrostática equivalente a 1,5 vez a pressão máxima de trabalho, ou 1 500 kPa no mínimo, durante 2 h, conforme NBR 13714:2000. Não são tolerados quaisquer vazamentos no sistema. Caso sejam observados vazamentos, devese tomar as medidas corretivas indicadas a seguir, ensaiando-se novamente todo o sistema:

a) juntas: desmontagem da junta, com substituição das peças comprovadamente danificadas, e remontagem, com aplicação do vedante adequado;

b) tubos: substituição do trecho retilíneo do tubo danificado, sendo que na remontagem é obrigatória a utilização de uniões roscadas, flanges ou soldas adequadas ao tipo da tubulação;

c) válvulas: substituição completa;

d) acessórios (esguichos, mangueiras, uniões, etc.): substituição completa;

e) bombas, motores e outros equipamentos: qualquer anormalidade no seu funcionamento deve ser corrigida em consulta aos fabricantes envolvidos.

•ENSAIO DE FUNCIONAMENTO 

     Ensaiar a automatização do(s) sistema(s) de hidrantes e/ou mangotinhos no cavalete de automatização das bombas principal e de pressurização (Jockey), verificando as pressões de regulagem dos pressostatos (liga e desliga) da bomba de pressurização (Jockey) e (liga) da bomba principal e o acionamento dos alarmes sonoros e/ou óticos. Também deve ser ensaiada a partida automática da(s) bomba(s) acionada(s) por grupo gerador de emergência, especificado para entrar em funcionamento ou prontidão se ocorrer a falta de energia no(s) motor(es) principal(ais). Ensaiar o funcionamento da bomba principal ou de reforço, ligando-a através do acionamento manual especificado e desligando-a no seu próprio painel de comando. Atendemos Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária e região.

      Caso a automatização da bomba principal ou de reforço seja realizada através de chave de fluxo, também deverá ser ensaiada a sua operação. Ensaiar os dois pontos de hidrantes e/ou mangotinhos mais desfavoráveis hidraulicamente, medindo-se a pressão dinâmica na ponta dos respectivos esguichos, com auxílio de um tubo de Pitot ou outro equipamento adequado e, conseqüentemente, determinando suas vazões. Ainda neste ensaio deve ser determinada a pressão de descarga das bombas principal ou de reforço e, caso esta esteja instalada em condição de sucção negativa, deverá também ser determinada a pressão na sua sucção, utilizando-se, para tanto, um manômetro e um manovacuômetro instalados para cada situação.

      As pressões obtidas nos esguichos e junto à bomba devem ser iguais ou superiores às correspondentes pressões teóricas apresentadas no projeto do sistema conforme NBR 13714:2000.

•VISTORIA PERIÓDICA

     Compõe o conjunto de atividades a serem desempenhadas, em um período máximo de três meses, pelo pessoal da brigada da edificação ou por pessoal especialmente treinado, e visa garantir que o sistema esteja inteiramente ativo e em estado de prontidão para imediata utilização. Nenhuma das tarefas pode afetar a capacidade de extinção ou alcance de combate do sistema instalado, uma vez que a vistoria é, em geral, uma inspeção visual, além da identificação do pessoal envolvido com a preservação e a utilização do sistema conforme NBR 13714:2000.

•DIFERENCIAIS

         Os Diferenciais da GasFire Sistemas Contra Incêndio na confecção de laudos de rede de Hidrantes ou Mangotinhos sempre objetivam maior segurança contra incêndio aos ocupantes da edificação, bem como a própria edificação de forma que o sistema torne-se eficiente, bem como maior economia para o contratante da mesma forma ao proporcionar maior segurança em situações emergenciais.

-Qualidade;

-Segurança;

-Economia;

-Inovação;

-Tecnologias.

•ENTRE EM CONTATO

       Para mais informações e/ou orçamentos, entre em contato conosco, temos a melhor solução para você e sua empresa em Curitiba, São José dos Pinhais e região para Laudo de Hidrantes ou Mangotinhos.

Telefone para contato +55  (47) 9.9929-9050.

Aplicação em fundo preto.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

+55 (47) 9.9929-9050

   Atendemos todo  Brasil , SC-  Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Barra Velha, Florianópolis, Palhoça, São José, Biguaçu, Criciúma, Joinville, Balneário Piçarras, Chapecó, Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Pomerode, Timbó, Caçador, Curitibanos, Tijucas, São Francisco do Sul, Araquari, Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim, Bombinhas, Porto Belo, Itapoá, Lajes, Mafra, São Bento do Sul, Rio do Sul, Canoinhas, Nova Trento, Urubici, Erechim, Pato Branco, Laguna, Tubarão, Rodeio, PR - Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Londrina, Almirante Tamandaré, Pinhais, Lapa, São Paulo, Guarulhos, Guaíba, São Mateus do Sul, Siderópolis, Governador Celso Ramos, Canelinha, São João Batista, Cocal do Sul, Urussanga, Corupá, Anitápolis, Braço do Norte, Botuverá,, Porto União, União da Vitória, Gramado, Canela, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Esteio, Bento Gonçalves, São Francisco de Paula, Lajeado, Garibaldi, Passo Fundo e todas as regiões.