INSTALAÇÕES DE HIDRANTES  

Rio do Sul e região

•SOBRE

      Os Sistema Hidráulico Preventivo encontra-se dividido em sistemas de mangotinhos e sistemas de hidrantes. A todo sistema a ser instalado deve corresponder um memorial, constando cálculos, dimensionamentos, desenhos, plantas, perspectivas isométricas detalhadas de tubulação, premissas, orientações para instalação, procedimentos de ensaio e recomendações para manutenção.

     Os parâmetros, ábacos, tabelas e outros recursos utilizados no projeto e no dimensionamento devem ser descritos um memorial, O fluxograma de instalação do sistema e seus esquemas de funcionamento e operação, elaborados pelo projetista e verificados pelo instalador, devem fazer parte do memorial. 

       Durante a instalação do Sistema Hidráulico Preventivo (Hidrantes e Mangotinhos) deve-se descrever em um relatório com todas as eventuais alterações ocorridas no sistema, com relação a materiais e equipamentos utilizados, percursos e traçados da tubulação, bem como os demais itens do projeto, devendo no momento da elaboração do projeto verificar a adequação dos parâmetros de funcionamento, bem como a segurança do sistema hidráulico preventivo.  

    Na instalação é obrigado a afixar, preferencialmente na casa de bombas do sistema, uma placa construída em material adequado, contendo identificação do construtor, do instalador e do projetista final, bem como os números de registro do projeto nos órgãos competentes.

    O Sistema Hidráulico Preventivo pode ser dividido em sistema de  Hidrantes ou Mangotinhos, devendo ser definido a utilização de um dos dois durante a elaboração do projeto da rede do sistema hidráulico preventivo. Conforme a NBR 13714 - Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio, define que:

-Hidrante: Ponto de tomada de água onde há uma (simples) ou duas (duplo) saídas contendo válvulas angulares com seus respectivos adaptadores, tampões, mangueiras de incêndio e demais acessórios.

-Mangotinho: Ponto de tomada de água onde há uma (simples) saída contendo válvula de abertura rápida, adaptador (se necessário), mangueira semi-rígida, esguicho regulável e demais acessórios.

•HIDRANTES E MANGOTINHOS

•LAUDO DE SHP

      Na Conclusão das Instalações do SHP - Sistema Hidráulico Preventivo (Hidrantes e Mangotinhos) deve ser elaborado uma laudo técnico do sistema, com o respectivo TRT - Termo de Responsabilidade Técnica (antiga ART) do Técnico responsável pela instalação.

     Em toda inspeção ou vistoria da rede de combate ao incêndio por hidrantes/mangotinhos deve ser analisado itens como vazamentos, peças/conexões vencidas, funcionamento da bomba de incêndio/pressurização, teste hidrostático para verificação da pressão, a qual deve estar de acordo com o PPCI - Projeto de Prevenção e Combate ao Incêndio da rede de sistema hidráulico preventivo, entre outros itens.

    No Laudo Técnico deverá ser fornecida todas as informações, inclusive sobre a estanqueidade e manutenções realizadas no SHP - Sistema Hidráulico Preventivo, em seguida deverá ser entregue ao órgão fiscalizador, normalmente Corpo de Bombeiros, sendo que a outra via deverá ficar com o contratante.

•NORMAS REGULAMENTADORAS

    As Normas regulamentados do Sistema Hidráulico Preventivo (Hidrantes e Mangotinhos), normalmente são as seguintes:

-Normas do Corpo de Bombeiros;

-NBR 13714 - Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio;

-NFPA 291 - Recommended Practice for Fire Flow Testing and Marking of Hydrants.

•ENTRE EM CONTATO

     Para mais informações e/ou orçamentos, entre em contato conosco, temos a melhor solução para você e sua empresa em Instalações, Manutenções e Laudos de SHP - Sistema Hidráulico Preventivo (Hidrantes e Mangotinhos). Atendimento pelo número +55  (47) 9.9929-9050.

•MANUTENÇÕES

       As Manutenções no Sistema Hidráulico Preventivo (Hidrantes e Mangotinhos) são de extrema importância visto que possibilitam garantir o funcionamento do SHP em áreas específicas as quais encontram-se danificadas. Deve-ser fornecido o laudo da rede de SHP, a fim de que se possa verificar os dados técnicos de funcionamento do mesmo. Manter as manutenções em dia possibilita maior segurança contra o incêndio, bem como a edificação e aos ocupantes da mesma,

•Atendemos Rio do Sul, Rio do Oeste e região.

Aplicação em fundo preto.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

+55 (47) 9.9929-9050

   Atendemos todo  Brasil , SC-  Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Barra Velha, Florianópolis, Palhoça, São José, Biguaçu, Criciúma, Joinville, Balneário Piçarras, Chapecó, Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Pomerode, Timbó, Caçador, Curitibanos, Tijucas, São Francisco do Sul, Araquari, Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim, Bombinhas, Porto Belo, Itapoá, Lajes, Mafra, São Bento do Sul, Rio do Sul, Canoinhas, Nova Trento, Urubici, Erechim, Pato Branco, Laguna, Tubarão, Rodeio, PR - Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Londrina, Almirante Tamandaré, Pinhais, Lapa, São Paulo, Guarulhos, Guaíba, São Mateus do Sul, Siderópolis, Governador Celso Ramos, Canelinha, São João Batista, Cocal do Sul, Urussanga, Corupá, Anitápolis, Braço do Norte, Botuverá,, Porto União, União da Vitória, Gramado, Canela, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Esteio, Bento Gonçalves, São Francisco de Paula, Lajeado, Garibaldi, Passo Fundo e todas as regiões.