INSTALAÇÕES DE

PARA-RAIO

•Sobre

     As Instalações de Para-Raio e Manutenções visam maior segurança em edificações residencias, comerciais, industriai, agropecuárias entre outras, sendo que o SPDA - Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas possibilita a proteção no alto das edificações, a fim de proteger-lhes dos possíveis danos causados por raios. O SPDA ou Para-raios podem ser constituídos por hastes  metálicas pontiagudas feitas de cobre, alumínio ou aço. Normalmente são posicionadas em locais elevados, como no alto dos Prédios.

   Os para-raios possuem condutores os quais são interligados a terra, visto que o objetivo do Para-Raio não é a atração do Raio para a edificação, mas sim, possibilitar o melhor caminho para a Terra a fim de que se possa haver a segurança na edificação e dos seus ocupantes contra as descargas atmosféricas.   

•Tipos de Para-Raios

    -Para-raios de Franklin: Este é composto por um mastro e três hastes metálicas pontiagudas na sua extremidade, ligadas a um fio condutor e em seguida conectado ao solo. É um dos modelos de para-raios mais usado em razão do alto percentual de eficiência  em dissipar as descargas elétricas para o solo.

    -Para-raios de Melsens: Este modelo, com  a mesma finalidade dos para-raios de Franklin, esse tipo de para-raios funciona utilizando o mesmo princípio da Gaiola de Faraday, envolvendo as construções com uma malha de condutores e dotada de hastes metálicas, aterrada ao chão.

   -Para-raios radioativos: Estes foram utilizados no Brasil 1970 e 1989, quando foram proibidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), visto que os Para-Raios Radioativos em relação ao desempenho, não era superior ao dos para-raios  convencionais na proteção dos edifícios, não havendo razões, assim, o uso de fontes radioativas.

proteção_contra_raios_e_paraa_raios_e_
air-terminal-lightning-rod.jpg

•Laudo de SPDA

      O Laudo de Inspeção/ Mensuração de SPDA (Para-Raios) - Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, é um documento técnico contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e proposta de soluções para readequações das inconformidades (quando aplicável).

       Nas inspeções técnicas é verificado as MPS(Medidas de Proteção contra Surtos), como a título de exemplo os DPS (Dispositivo de Proteção Anti Surto) da edificação.   

     A GasFire possui tecnologia para serviços de segurança contra incêndio/descargas atimosféricas, sendo utilizado drones para vistorias e inspeções em edificações, sendo as imagens com alta resolução.

•Normas Regulamentadoras

    As Normas regulamentados do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, normalmente são as seguintes:

-Normas do Corpo de Bombeiros;

-NBR - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas;

-NFPA 780 - Standard for the Installation of Lightning Protection Systems

instalaçao_de_para_raios.png

•Entre em contato

     Para mais informações e/ou orçamentos, entre em contato conosco, temos a melhor solução para você e sua empresa em instalações de SPDA/Para-Raios. Atendimento pelo número +55  (47) 9.9929-9050.

•Manutenções 

       As Manutenções no Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas são de extrema importância visto que possibilitam garantir o funcionamento do SPDA em áreas específicas as quais encontram-se danificadas. Deve-ser fornecido o laudo de mensuração da resistividade do Para-Raios, a fim de que se possa verificar os dados técnicos de funcionamento do mesmo. Manter as manutenções em dia possibilita maior segurança contra as descargas atmosféricas.

Atendemos Piraquara e Todo o Brasil.